sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

A CROMOTERAPIA E A SAÚDE



CROMOTERAPIA





A CROMOTERAPIA E A SAÚDE

Hoje, vamos falar sobre como se manter saudável, usando a cromoterapia.

As cores são aplicadas a partir de uma anaminese, com perguntas diretas,"forçando" o cliente a falar sobre ele e nos dar dicas sobre sua verdadeira intenção ao procurar um atendimento.

Normalmente se chaga com uma questão física como: dor de cabeça, resfriado e dores em geral. O importante é saber quando começaram, como estava a vida emocional e financeira e etc., no momento em que apareceram os desequilíbrios. A partir daí, começa o tratamento. É quando começamos a nos conhecer melhor e buscamos evitar Que os problemas emocionais derrubem nossas defesas físicas, proporcionando o aparecimento de doenças físicas, proporcionando o aparecimento de doenças.

Por exemplo: Tive um cliente que apresentava, continuamente, inflação de garganta e resfriados. Iniciamos o tratamento, procurando saber o que acontecia antes de adoecer. Ele próprio começou a perceber que isto acontecia quando tinha algum aborrecimento e, principalmente, quando ficava triste.

Começamos a trabalhar o modo como ele deveria encarar os problema, usando as cores adequadas e fazendo com que ele meditasse e se conhecesse melhor. E, a partir daí, passou a ficar mais tempo sem adoecer.

Em resumo: a maioria das desequilíbrios físicos são derivados, de problemas emocionais.

Existe, também, o método da análise dos chacras, para se verificar o estado de saúde do cliente. O ideal seria que todos os chacras estivessem neutros porém, isto é quase impossível.

Você deve estar se perguntando: O que são chacras? Os chacras são centros de energia que alimentam o nosso corpo, tanto o físico como o sutil, de energia pura(prana). Esta energia nos é fornecida através da alimentação e da respiração.

Existem vários chacras latentes em nosso corpo. Os principais são sete: básico, sacro, solar, cardíaco, laríngeo, frontal e coroa. Cada um deles é responsável pela nutrição de partes específicas do nosso corpo.

Portanto, se um chacra está recebendo pouca energia, não está nutrindo a região do corpo legado à ele. E, por outro lado, se está recebendo muita energia, está sobrecarregado a religião que ele comanda.

A análise dos chacras nos permite detectar um desequilíbrio, antes que ele se manifeste no corpo físico. Um tratamento cromoterápico faz uma limpeza no campo energético do se humano, evitando, com isto, o aparecimento de doenças e mantendo a saúde.



CROMOTERAPIA

Todos nós sabemos que a cor nos influencia diretamente. Quem não tem uma cor favorita? - Por mais que queiramos optar por outra cor, sempre acabamos escolhendo a mesma. Este fato está ligado a influência da vibração das cores em nosso corpo e em nosso estado de humor. Quando não gostamos de determinada cor, é porque a vibração dela nos incomoda e, talvez, nos faça tomar contato com nosso lado escuro, aquele que não gostamos de mostrar. Normalmente é a cor que mais necessitamos.

Muitas pessoas, ligam a cromoterapia à religião espírita, isto porque, vários autores de livros sobre cromoterapia, são espíritas, mas, este é só um campo em que a cromoterapia atua. A minha visão da cromoterapia, é mais técnica, procurando afastá-la da religião, para que qualquer pessoa de qualquer religião possa usá-la, pois estaremos trabalhando a harmonização e o equilíbrio do ser humano. Veremos que o uso das cores em pessoas com desequilíbrios físicos e emocionais acelera o seu restabelecimento, o tratamento cromoterápico, auxilia no combate as doenças, fazendo com que o tempo de tratamento seja reduzido.

Atenção: A cromoterapia, não faz curas miraculosas, nem dispensa o tratamento médico e os seus remédios, ela atua com complemento, ajudando o ser humano a se conhecer, a “ouvir” o seu corpo e a se reequilibrar.

A técnica da cromoterapia já era usada no antigo Egito, e é usada até os nossos dias na Índia e nos fundamentos da Medicina Chinesa.

Ela atua também como prevenção, partindo do princípio que diz: “Em corpo equilibrado, a doença não aparece.”

A aplicação correta das cores, está baseada em um estudo do cliente e, só após, as cores são aplicadas, variando o tempo de exposição de acordo com a necessidade de cada um, pois cada ser humano reage de maneira diferente a exposição de determinada cor.

A cromoterapia se baseia nas sete cores do arco-íris(vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta), para atingir o seu objetivo, existem cinco cores (verde-limão, turquesa, púrpura, magenta e escarlate), usadas para tratamentos específicos. Várias são as técnicas de aplicação, tais como: mentalização, cromopuntura e banhos de luz.

AS CORES EM NOSSA CASA

Desde a antigüidade, nossos ancestrais sempre acreditaram no poder “mágico” das cores. As paredes da antiga capital chinesa, Pequim, eram pintadas de vermelho, os telhados de amarelo e representavam o Bem e os Bons Espíritos. O interior dos templos egípcios, tinha os tetos pintados de azul, para representar o céu, e o verde, usado no chão, representavam as margens do rio Nilo. Os gregos usavam determinados tons para intensificar a forma e o contorno, o azul e suas nuances eram usados para realçar as sombras. Nas ilhas gregas, portas e janelas, ainda hoje, são pintadas de azul e azul-turquesa, para intensificar a integração entre o céu e o mar Mediterrâneo.

As cores que escolhemos para nossa casa, dizem muito sobre a nossa personalidade, por exemplo: pessoas que gostam do amarelo são, geralmente, ativas, de mente aberta. As que escolhem o rosa são afetivas e calorosas e se preocupam com o próximo. As que optam pelo verde-claro, são calmas e com a auto-estima elevada.

A seguir, algumas cores que são mais aconselhadas para determinados ambientes e o porquê:

Sala de estar: paredes rosa ou salmão, com detalhes em verde, formam um ambiente relaxante e transmitem paz.

Sala de jantar: tonalidades que se relacionem com as cores dos alimentos naturais, se possível evitar cores pálidas, como o verde e o amarelo, lembram pouca saúde.

Quarto: é o local onde se deseja Ter tranqüilidade, cores suaves e sutis, como turquesa e o salmão, ajudam a relaxar.

Cozinha: suas cores devem ser as que realçam a atividade de cozinhar. Dê preferência às cores quentes como laranja, pêssego ou damasco.

Banheiros: geralmente são aposentos pequenos use cor clara para ampliar. Branco ou gelo realçam a higiene. Nunca use o preto porque, além de diminuir o ambiente, não transmite asseio.

Regra geral: Ambientes que não recebem luz natural, devem ser pintados de cores claras e alegres.

Use sempre uma cor quente e uma fria, nunca use cor pura, sempre suas nuances. Exemplo: Vermelho + azul – turquesa, Amarelo + violeta, verde + magenta, e laranja + azul.



ABAIXO INFORMAREI ALGUMAS PROPRIEDADES E CONTRA INDICAÇÕES DE ALGIMAS CORES:



VERMELHO: DEVE SER USADO SOMENTE EM PESSOAS COM BAIXA VITALIDADE.



LARANJA:VITALIDADE,RELAXANTE, DEVE SER USADO COMO OPÇÃO QUANDO NÃO SE PODE USAR O VERMELHO.



AMARELO:MEMORIZAÇÃO,VITALIDADE, NÃO PODE SER USADA EM CASOS DE FEBRE.



VERDE: É A COR MAIS EQUILIBRADA, DEVE SER USADA EM PESSOAS COM PRESSÃO ALTA.



AZUL: RELAXANTE, USADO PARA PESSOAS QUE PRECISAM COMUNICA, EM DEMASIA PODE CAUSAR DEPRESSÃO.



ÍNDIGO: COAGULANTE,ANESTESICO.



VIOLETA: HIGIENIZADOR E BACTERICIDA.

Sem comentários:

Enviar um comentário